O Ensaio de Integridade (PIT), é um ensaio de fundação de baixa deformação. É uma técnica não destrutiva que avalia a integridade estrutural de estacas por meio da medição de velocidade de onda gerada por um golpe de martelo manual.
Seu principal objetivo é o mapeamento de inconformidades do processo executivo, tais como concretos de má qualidade, bicheiras, variações na seção de concreto, entre outras.
O procedimento consiste em fixar um ou mais acelerômetros de alta sensibilidade no topo da estaca e aplicar golpes com um martelo de mão instrumentado. Os golpes geram pulsos que são captados pelo acelerômetro e sofrem reflexões quando encontram alguma não conformidade ao longo da estaca.
A metodologia aplicada nos ensaios dinâmicos vem sendo aprimorada desde sua criação nos Estados Unidos pela empresa PDI®, nos anos 60, e continua ganhando espaço a cada dia, tanto no Brasil quanto no mercado internacional. A metodologia consiste no registro de sinais elétricos, oriundos de sensores de força e velocidade. Estes sinais são processados em campo através do PIT Collector® e posteriormente processado através de softwares específicos como o PIT-W®.
No Brasil o procedimento é conduzido conforme a norma: ASTM D5882 – Standard Method for Low Strain Integrity Testing of Piles, podendo ser aplicado também através da norma europeia, francesa ou inglesa.
A Geoprova utiliza o equipamento desenvolvido pela criadora da metodologia, a empresa americana PDI®, assim como seu software PIT-W®, sendo estes os equipamentos indicados pela ASTM D5882. Ademais, nossos profissionais são qualificados e treinados para garantir um ensaio da mais alta qualidade e fornecer um diagnóstico adequado.
O PIT é um ensaio rápido e de baixo custo, o que permite testar uma grande amostragem de estacas da obra sendo muito utilizado como ferramenta de controle de qualidade de execução das fundações.
A ferramenta também apresenta grande potencial na área de patologias em estruturas, devido à possibilidade de ensaiar estacas sem o desmonte da estrutura, desta forma possibilita a verificação das condições de integridade e a obtenção do comprimento da estaca.
Ensaio utilizado para avaliar a capacidade de carga e o deslocamento dos elementos de fundação quando submetidos a um carregamento em escala real.
A prova de carga dinâmica (PDA) ou Ensaio de carregamento dinâmico (ECD) é uma simulação dos efeitos do carregamento real sobre as estacas, através de esforços dinâmicos.
Ensaio que simula no terreno o carregamento que a fundação direta exercerá sobre ele. Avalia a capacidade de suporte do terreno e o deslocamento dos elementos de fundação.
A Instrumentação de estacas. Pode aprimorar ainda mais o processo da Prova de Carga Estática, fornecendo as informações de atrito lateral e carga de ponta das estacas.
O monitoramento de recalque é a medição dos deslocamentos que ocorrem numa edificação, podendo ser feito no decorrer da construção ou após a conclusão e entrega da obra.