Prova de Carga Direta - Ensaio de Placa

Simulação do carregamento real

Prova de Carga Direta - Ensaio de Placa

Prova de Carga Direta

Prova de Carga Direta é um ensaio de fundação que consiste na aplicação de carga em uma placa apoiada no solo. É uma simulação, em escala real, dos esforços que serão transmitidos pelos elementos de fundação, sapatas e tubulões, quando a edificação for construída.

As provas de carga são procedimentos de simulação do carregamento real sobre o elemento de fundação, seja ela rasa (Prova de carga estática em fundação direta – NBR 6.489) ou profunda (Prova de Carga Estática em fundação profunda – NBR 16.903).

Este procedimento deve ser conduzido através da aplicação de cargas estáticas com a utilização de macacos e bombas hidráulicos e a leitura dos deslocamentos deve ser feita através de deflectômetros. A placa que recebe os esforços, e os transfere ao solo, é em geral de 0,80m de diâmetro, com área de 0,5m², podendo ser substituída por placas de outras dimensões dependendo da necessidade do projeto.

baixar apresentação Baixar apresentação de Prova de Carga Direta

Nossas Provas de Carga Direta

prova de carga dinâmica (PDA)
prova de carga dinâmica (PDA)
prova de carga dinâmica (PDA)

De maneira geral o ensaio é realizado sobre a superfície do terreno ou em pequenas cavas para a obtenção da cota de assentamento das fundações, porém também pode ser conduzido no fundo de poços para a verificação em cotas mais profundas como definição de cota de apoio de tubulões.

Para possibilitar a aplicação das cargas, faz-se necessária a utilização de um sistema de reação. O uso de veículos pesados como reação é bastante rotineiro para as cargas de ensaio mais comuns, porém ensaios mais carregados podem demandar cargueiras ou até mesmo tirantes de reação.

A prova de carga direta é realizada conforme os preceitos da NBR 6.489 - Prova de carga direta sobre o terreno de fundação. A norma NBR 6.122 - Projeto e execução de fundações - recomenda este procedimento e possibilita a redução dos fatores de segurança globais do projeto, gerando optimização e economia nas fundações quando o procedimento é realizado na fase de projeto.

Os tipos de carregamento que podem ser aplicados são: lento, rápido, misto ou cíclico. A escolha do tipo de carregamento é feita de acordo com os objetivos do ensaio e de sua aplicabilidade para o projeto de fundação, sendo mais comum o carregamento lento.

A prova de carga direta também pode ser aplicada a projetos de pavimentação ou de pisos industriais. Para esse tipo de ensaio a variante mais utilizada é o procedimento proposto pelo DNIT, através da norma DNIT-055ME - Provas de carga estática para a determinação do coeficiente de recalque de subleito e sub-base em projeto e avaliação de pavimentos.

A Geoprova possui os melhores e mais modernos equipamentos do mercado para a execução deste ensaio e conta com uma equipe de profissionais treinados e capacitados para garantir a qualidade e a segurança de todo o processo técnico e executivo da prova de carga direta.

Ensaio DNIT

O serviço de ensaio DNIT oferecido pela Geoprova é reconhecido por sua excelência e qualidade. No Brasil existem 2 normas vigentes para o Ensaio DNIT: NORMA DNIT 055/2004 - ME e NORMA DNIT 410/2017 - ME.

NORMA DNIT 055/2004 - ME

Representação esquemática NORMA DNIT 055/2004

Representação esquemática dos equipamentos do ensaio.
Clique para ampliar.

Pavimento rígido - Prova de carga estática para determinação do coeficiente de recalque de subleito e sub-base em projeto e avaliação de pavimentos - Método de ensaio

A NORMA DNIT 055/2004 foi preparada pela Diretoria de Planejamento e Pesquisa, para servir como documento base na realização do ensaio de prova de carga estática para a determinação do coeficiente de recalque de subleito e sub-base em projeto e avaliação de pavimentos rígidos de concreto de cimento Portland para uso em estradas de rodagem. Está baseada na norma DNIT 001/2002-PRO.

Objetivo

A NORMA DNIT 055/2004 - ME fixa a sistemática a ser adotada na realização de ensaio para a determinação do coeficiente de recalque de subleito e sub-base de pavimentos de concreto de cimento Portland de estradas de rodagem, de acordo com o método de prova de carga estática da ASTM D 1196.

NORMA DNIT 410/2017 - ME

Solos - Prova de carga estática em placa para controle de qualidade na execução de aterros solo-enrocamento - Método de Ensaio

A NORMA DNIT 410/2017 - MEfoi preparada pelo Instituto de Pesquisas Rodoviárias–IPR/DPP para servir como documento base para a determinação do Módulo de Deformabilidade (EV2) utilizando o ensaio de carga estática sobre placa. O ensaio pode ser realizado para controle da qualidade das camadas de solo-enrocamento utilizadas na construção de aterros.
Está formatada de acordo com a Norma DNIT 001/2009-PRO.

Objetivo

A NORMA DNIT 410/2017 fixa a sistemática a ser adotada na realização do ensaio de placa para a determinação do Módulo de Deformabilidade (EV2) visando o controle de camadas solo-enrocamento, quando utilizadas nos serviços de terraplenagem sob estruturas de pavimento.

Ensaio de placa

Ensaio em que uma placa circular é submetida a um processo de carga e descarga estática. O processo é realizado em incrementos, obtendo-se medidas do deslocamento associado a cada valor de carga. O ensaio de placa pode ser realizado em solos finos firmes, solos grossos e misturas de solos e blocos de rocha.

Nossos Principais Serviços

PCE Prova de Carga Estática

Prova de Carga Estática
(PCE)

Ensaio utilizado para avaliar a capacidade de carga e o deslocamento dos elementos de fundação quando submetidos a um carregamento em escala real.

Prova de Carga Estática

PDA - Prova de Carga Dinâmica

Prova de Carga Dinâmica
(PDA)

A prova de carga dinâmica (PDA) ou Ensaio de Carregamento Dinâmico (ECD) é uma simulação dos efeitos do carregamento real sobre as estacas, através de esforços dinâmicos.

Prova de Carga Dinâmica

PCP - Prova de Carga Direta

Prova de Carga Direta
Ensaio de Placa

Ensaio que simula no terreno o carregamento que a fundação direta exercerá sobre ele. Avalia a capacidade de suporte do terreno e o deslocamento dos elementos de fundação.

Prova de Carga Direta

SAP - Sistema de Ancoragem Provisória

Sistema de Ancoragem Provisória (SAP)

Uma alternativa para as reações das provas de carga estática. É composto por um conjunto de trados metálicos que são instalados no terreno por um rotor hidráulico.

Sistema de Ancoragem Provisória

Instrumentação de estacas

Instrumentação de estacas

A Instrumentação de estacas. Pode aprimorar ainda mais o processo da Prova de Carga Estática, fornecendo as informações de atrito lateral e carga de ponta das estacas.

Instrumentação de estacas

Monitoramento de Recalque

Monitoramento de Recalque

O monitoramento de recalque é a medição dos deslocamentos que ocorrem numa edificação, podendo ser feito no decorrer da construção ou após a conclusão e entrega da obra.

Monitoramento de Recalque

Ensaio de integridade (PIT)

Ensaio de integridade (PIT)

O ensaio PIT é um teste não destrutivo, utilizado para avaliação da integridade das estacas ao longo de todo seu comprimento e também fornece outras informações importantes.

Ensaio de integridade (PIT)