Prova de Carga é um ensaio de fundações executado através da aplicação de carregamento estático ou dinâmico sobre o elemento ensaiado e medição das deformações geradas com o objetivo de avaliar o desempenho da fundação.
Este ensaio verifica o desempenho de um elemento de fundação por meio da aplicação de um carregamento estático ou dinâmico.
A Geoprova é especializada na execução de Provas de Carga, garante um ensaio da mais alta qualidade, fornecendo um diagnóstico adequado e preciso.
Veja abaixo as respostas de algumas das principais perguntas sobre Prova de Carga.
Cargas são os conjuntos de forças aplicadas nas estruturas das construções. As cargas podem ser permanentes, como peso próprio da estrutura ou acidentais, como o vento.
Prova de carga na Construção Civil é uma simulação, em escala real, do carregamento que a construção de um edifício exerce sobre os elementos de fundação. É um ensaio com o objetivo de avaliar o desempenho da fundação executada, antes que o prédio seja construído. É uma maneira de garantir que a fundação executada irá suportar a edificação quando estiver construída.
Este teste é realizado em elementos de fundação, como estacas e tubulões, com o objetivo de verificar o seu desempenho e capacidade de carga. Durante a prova, é aplicado um carregamento, estático ou dinâmico, e são realizadas medições para avaliar o comportamento do elemento. Com base nos resultados, é possível verificar se a fundação atende às especificações técnicas e normas vigentes.
Serve para avaliar o desempenho de um elemento de fundação. Antes que a construção seja de fato levantada sobre ele, garante que a fundação suportará a edificação futura.
A Prova de Carga é o ensaio que comprova o desempenho da fundação gerando segurança, redução de custos e controle de qualidade.
Ela permite obter parâmetros do elemento de fundação, verificando seu desempenho e auxiliando no dimensionamento dos demais elementos, proporcionando segurança, qualidade, eficiência e redução de custos ao projeto de fundação.
Quando utilizada como ferramenta de projeto, a Prova de Carga é uma ótima ferramenta para redução de custos de fundação de obra porque permite a obtenção da capacidade geotécnica dos elementos de fundação.
Existem dois tipos principais de Prova de Carga: Estática e Dinâmica.
A Prova de Carga Estática (PCE), consiste na aplicação de incrementos de carga que são mantidos por um determinado período de tempo e depois aumenta-se o carregamento com um novo incremento de carga, as deformações do elemento são medidas a cada incremento de carga.
A Prova de Carga Dinâmica é um ensaio de fundação, realizado através da aplicação de um esforço dinâmico no topo do elemento e da medição das deformações consequentes do golpe. O objetivo do ensaio é avaliar o desempenho dos elementos de fundação. No Brasil este ensaio é regido pela norma NBR 13208.
A Prova de Carga pode ser realizada por meio de diferentes métodos, incluindo a prova de carga estática e a prova de carga dinâmica. Em geral, o processo envolve a aplicação de carga no elemento de fundação e a medição das consequentes deformações. Os resultados são utilizados para verificar o desempenho ou a capacidade geotécnica do elemento, bem como para otimizar o projeto e reduzir custos. É importante que a prova de carga seja realizada por profissionais qualificados e seguindo as normas técnicas e de segurança adequadas.
A NBR 6122 define os casos em que é obrigatória a realização de Prova de Carga, mas ela também pode ser executada sempre que for necessário avaliar a capacidade geotécnica ou verificar o desempenho de um elemento de fundação.
O custo de uma Prova de Carga depende diretamente da carga de ensaio, e os principais elementos que impactam no custo são: o sistema de reação, tipo de carregamento adotado, e acessibilidade ao local de ensaio.