O Sistema de Ancoragens Provisórias (SAP) é uma alternativa para as reações das provas de carga estática.
Ele é composto por um conjunto de trados metálicos que são instalados no terreno por um rotor hidráulico e logo após o ensaio são removidos e reaproveitados.
Baixar apresentação de SAP - Sistema de Ancoragem Provisória
Esse sistema substitui as tradicionais estacas de reação de concreto armadas com monobarras. Em geral o tempo de instalação é de 1 dia para cada ensaio de prova de carga. Os trados são instalados no terreno por roto-percussão e podem ser utilizados imediatamente após a instalação no terreno, desta forma não é necessário aguardar o período de cura do concreto e o ensaio pode ser antecipado.
A utilização do sistema SAP como reação de provas de carga estática atende totalmente aos requisitos normativos da NBR 16.903 e da NBR 6.122, sendo o resultado final idêntico ao obtido com reações convencionais.
A quantidade de ancoragens a serem instaladas depende da carga máxima prevista para o ensaio e das características do solo, porém, por se tratar de um sistema modular, permite a instalação de peças adicionais caso necessário, garantindo assim a flexibilidade do sistema de se adaptar a cada local.
Cada ancoragem é instalada com o controle do torque aplicado, sendo este diretamente correlacionado com a resistência do solo apresentada na sondagem, possibilitando uma verificação das premissas de projeto no momento em que a ancoragem é instalada, garantindo que a capacidade de carga à tração esteja adequada ao ensaio que será realizado.
Como a instalação da ancoragem é rápida, não precisa de tempo de cura e o equipamento de instalação é versátil é possível utilizar esse sistema para ensaiar estacas da obra que já tenham sido executadas permitindo aos projetistas maior flexibilidade na escolha da estaca ensaiada.
Outra virtude do SAP é a possibilidade de instalação em diferentes inclinações, correspondendo a uma alternativa bastante interessante para viabilizar ensaios de carregamento axial inclinados e transversais.
A Geoprova tem utilizado esse sistema em uma grande diversidade de ensaios, incluindo estacas inclinadas, diferentes tipos de estacas ensaiadas e diferentes tipos de solos o que demonstra sua versatilidade.
Ensaio utilizado para avaliar a capacidade de carga e o deslocamento dos elementos de fundação quando submetidos a um carregamento em escala real.
A prova de carga dinâmica (PDA) ou Ensaio de carregamento dinâmico (ECD) é uma simulação dos efeitos do carregamento real sobre as estacas, através de esforços dinâmicos.
Ensaio que simula no terreno o carregamento que a fundação direta exercerá sobre ele. Avalia a capacidade de suporte do terreno e o deslocamento dos elementos de fundação.
A Instrumentação de estacas. Pode aprimorar ainda mais o processo da Prova de Carga Estática, fornecendo as informações de atrito lateral e carga de ponta das estacas.
O monitoramento de recalque é a medição dos deslocamentos que ocorrem numa edificação, podendo ser feito no decorrer da construção ou após a conclusão e entrega da obra.