Monitoramento de Recalque é um ensaio de acompanhamento dos deslocamentos da estrutura ao longo do tempo, pode ser feito tanto na fase de construção como após a conclusão da obra.
Com o Monitoramento de Recalque, é possível verificar as premissas do projeto estrutural e de fundações, obter informações preciosas para o desenvolvimento de futuras obras e garantir a segurança do empreendimento realizado.
Tendo em vista a grande necessidade de ferramentas de controle do desempenho estrutural das obras, em 2010, a norma brasileira NBR 6.122 – Projeto e Execução de Fundações, tornou obrigatória a execução do monitoramento de recalques em obras residenciais, comerciais e industriais. Atualmente se enquadram edifícios com mais de 55 metros de altura ou de elevada esbeltez, além de obras especiais, como silos, reservatórios e estruturas não convencionais.
A Geoprova, assim como a norma brasileira, recomenda a utilização de benchmark profundo como referencial de cota e tem desenvolvido alternativas para a execução destes elementos de maneira segura e econômica, utilizando-se de equipamentos já mobilizados na obra e insumos de fácil obtenção.
O monitoramento dos recalques é conduzido por meio da técnica do nivelamento geométrico de precisão, cuja resolução é de 0,1 mm. Esta técnica permite a verificação da acurácia durante a campanha, possibilitando correções ao longo das leituras e garantindo assim a assertividade e a qualidade das leituras conduzidas.
Com as leituras obtidas é possível obter os recalques totais, diferenciais e angulares. De posse de leituras de recalque sucessivas é possível a obtenção das velocidades de recalques, que permite a verificação, quase que em tempo real, da acomodação da estrutura. Esta acomodação pode ser natural, ou potencialmente patológica, e sua detecção precoce reduz drasticamente os custos de reparo.
O resultado pode ser apresentado através de mapas de isolinhas, o que permite uma visualização espacial das velocidades e dos deslocamentos da estrutura, bem como a identificação das zonas de maior impacto no comportamento da estrutura.
A Geoprova utiliza equipamentos adequados e precisos para o monitoramento de recalques e conta com uma equipe de profissionais treinados e capacitados para garantir a qualidade e a precisão de todo o processo do monitoramento de recalque.
Ensaio utilizado para avaliar a capacidade de carga e o deslocamento dos elementos de fundação quando submetidos a um carregamento em escala real.
A prova de carga dinâmica (PDA) ou Ensaio de carregamento dinâmico (ECD) é uma simulação dos efeitos do carregamento real sobre as estacas, através de esforços dinâmicos.
Ensaio que simula no terreno o carregamento que a fundação direta exercerá sobre ele. Avalia a capacidade de suporte do terreno e o deslocamento dos elementos de fundação.
A Instrumentação de estacas. Pode aprimorar ainda mais o processo da Prova de Carga Estática, fornecendo as informações de atrito lateral e carga de ponta das estacas.
O monitoramento de recalque é a medição dos deslocamentos que ocorrem numa edificação, podendo ser feito no decorrer da construção ou após a conclusão e entrega da obra.