A Prova de Carga Estática permite a avaliação da capacidade de carga e dos deslocamentos das estacas quando submetidas a um carregamento, é uma ferramenta de grande potencial para a elaboração de projetos de fundação otimizados. Esse ensaio pode fornecer ainda mais informações quando as estacas são instrumentadas em profundidade.
A instrumentação consiste na instalação de sensores de medição de força no fuste da estaca com o objetivo de mensurar a propagação da carga ao longo da profundidade do elemento de fundação. Com essas informações é possível calcular o atrito lateral das diversas camadas do solo e a carga de ponta da estaca com precisão e confiabilidade.
Existem diversas tecnologias utilizadas para medir deformação e força nas estacas. A Geoprova utiliza a metodologia da instrumentação com extensômetros elétricos, pois considera esta a mais confiável e adequada para estacas de fundação, além de ser uma tecnologia muito versátil que permite a medição em diversos tipos de materiais como aço, concreto e madeira. Devido à essa versatilidade esse tipo de instrumentação pode ser utilizado em praticamente todos os tipos de estacas.
Os extensômetros elétricos, também conhecidos como strain-gages, são pequenos resistores extremamente sensíveis. São amplamente utilizados na indústria automobilística, naval e aeronáutica com a finalidade de mensurar deformações para posterior avaliação do desempenho de um elemento quando submetido aos esforços de trabalho.
A Geoprova utiliza os equipamentos mais modernos do mercado na execução de suas provas de carga. Para a leitura desses sensores é utilizado um sistema de aquisição de dados computadorizado que permite um rígido controle do ensaio e a visualização dos resultados em tempo real.
As informações fornecidas pela prova de carga estática instrumentada permitem uma aferição de todos os parâmetros de cálculo utilizados no dimensionamento do projeto de fundações, principalmente quanto ao coeficiente de atrito lateral e a porcentagem da carga de ponta da estaca. Com base nessas informações é possível remodelar os métodos de cálculo, tornando-os mais precisos e específicos obtendo assim um estaqueamento mais otimizado e seguro.
A prova de carga estática instrumentada é a mais alta tecnologia em ensaios de fundações e consequentemente o ensaio que fornece os melhores e mais precisos resultados para elaboração de projetos melhores e mais otimizados.
Ensaio utilizado para avaliar a capacidade de carga e o deslocamento dos elementos de fundação quando submetidos a um carregamento em escala real.
A prova de carga dinâmica (PDA) ou Ensaio de carregamento dinâmico (ECD) é uma simulação dos efeitos do carregamento real sobre as estacas, através de esforços dinâmicos.
Ensaio que simula no terreno o carregamento que a fundação direta exercerá sobre ele. Avalia a capacidade de suporte do terreno e o deslocamento dos elementos de fundação.
A Instrumentação de estacas. Pode aprimorar ainda mais o processo da Prova de Carga Estática, fornecendo as informações de atrito lateral e carga de ponta das estacas.
O monitoramento de recalque é a medição dos deslocamentos que ocorrem numa edificação, podendo ser feito no decorrer da construção ou após a conclusão e entrega da obra.